10 de julho de 2011

Fidelitas

Fidelidade, qualidade de quem é fiel, hoje em dia uma virtude.
Em uma palestra, um diácono nos disse que uma pessoa não trai por três motivos:
Falta de oportunidade
Falta de coragem
Convicção de fé.
Isso serve para qualquer área da vida pessoal ou profissional. Em qualquer tipo de relação entre pessoas, empresas, na política, etc.
Vejamos; imaginem se por qualquer motivo deixamos de ser fiéis, vamos pra  onde o vento nos levar, pulamos etapas, deixamos os sonhos, utopias, ideologias (http://abacaxicascudo.blogspot.com/2011/07/ideologia-eu-quero-uma-pra-eu-viver.html), convicções, ética de lado só para poder obter vantagens num egoísmo que vem de um individualismo exacerbado.
Antigamente se viam poucas ‘traições’ e quando aconteciam ou entravam pra história ou caiam na boca do povo, dependia do tipo da traição. Tinha-se mais medo, eram mais acobertadas e também havia muito mais fidelidade, a palavra tinha seu valor.
Hoje é moda não ser fiel, nas relações entre casais, nos negócios e principalmente na política.
O mundo, dizem, é dos espertos, mas eu acredito ainda que além de qualidade, virtude, ser fiel é uma questão de honra.

Share this


3 Comments
avatar

Meu prezado o Mundo, a Vida infelizmente se tornou mais hipócrita, assim como as pessoas que perderam a qualidade e substituíram o SER pelo TER! Os valores se perderam de forma geral, e são poucos ainda os que valorizam a dignidade, o caráter,a ética e a fidelidade.

Reply
avatar

Acrescente-se a isso a falta de lealdade, essa talvez a pior. A pessoa pode trair, mas não pode ser desleal, já imaginou a esposa que confia no marido que a trai com outras e não se preserva?

Reply
avatar

Virtude é ausência do vício. Muitos viciam em não seguir uma conduta e raros são aqueles que ainda tem uma meta ''virtuosa'' para seguir.

Reply