11 de agosto de 2011

Síntese de pecado


O pecado é uma palavra que pouco se tem ouvido falar e me parece que as pessoas têm medo de pronunciá-la ou não gostam por ela estar ligada historicamente às religiões.
Mas é justamente por estar ligada as religiões que o pecado caiu em desgraça, já não se tem mais noção do que seja pecado baseado naquilo que ensinaram as religiões, digo pela que sigo, o Cristianismo.
Quando as pessoas ouvem dizer, “isso é pecado”, já entendem por algum tipo de imposição, regra, repressão, parece que a liberdade lhe está sendo tirada.
Acho até que muitas pessoas nem sabem o que significa essa palavra.
No caso do Cristianismo, ouso fazer minhas colocações reflexivas, pecar é errar contra o irmão, contra Deus, contra a igreja e até mesmo contra si próprio, não necessariamente nesta ordem.
Pecar é fazer aquilo que você não gostaria que fizessem com você e que te prejudicaria e que se você fizer com outra pessoa também o prejudicará, fará mal àquela pessoa, grupo, comunidade.
Também é pecado atentar contra a natureza, contra o planeta e tirar proveito da dificuldade do próximo.
Enfim pecado é não admitir que ele existe e que você está sujeito a praticá-lo.
( no próximo post falarei sobre o pecado original)

Share this


4 Comments
avatar

Pecado é sinonimo do ultrage,malidissencias,coisas erradas. Hoje o pecado é banalizado e descrente em razões multiplas imposta á sociedade na mídia,igrejas(falsos pastores)politicos e juventude sem limites.

Reply
avatar

Está aí algo bastante complexo; vespeiro, mesmo!
como definir? Bush, antes de jogar bombas em homens, mulheres e criança, dizia-se cristão e que orava a Deus antes! pecado, cristão, cristianismo, realmente pura areia movediça!

Reply
avatar

A hermenêutica da palavra "pecado", vem traduzida por um dogma da igreja católica como - A palavra pecado, do vocábulo grego Hamartia, significa errar o alvo (Tg 4.17; Rm 3.23). O pecado não é uma deformação psicológica, mas sim um ato voluntário de rebeldia e desobediência do homem contra o seu Criador. O pecado consumado, provocou a separação do homem do seu Criador (Rm 3:23); a perda da sua imagem original moral (Tg 3:9); a morte eterna (Rm 5:12). Podemos ainda definir o pecado como:

Desobediência - Tg 1.3,13-15; Hb 2.2

Transgressão - Tg 1.15; 1Jo 3.4

A desobediência, na maioria das vezes, está latente, escondida no coração. A transgressão sempre está patente e exposta. Isto significa que toda a ação contra Deus, seja escondida ou revelada, é pecado.

Porém, as maiores bárbaries provocadas contra a humanidade, vieram desses dogmas e não foram considerados como pecados, e sim, como erros, como por exemplo, as catástrofes da inquisição. Pela força, a inquisição matava todos que fossem contra a "Santa Igreja". A igreja pregava que seu poder lhe era dado por Deus, e "em nome Dele' ela dominava e aterrorizava a todos com mão de ferro.
Sem citar o seu apoio e conivência com a escravidão indígena, e a africana.
Atualmente a Igreja lamenta tais procedimentos, entendimentos, pois assim como toda a sociedade, aprendeu com seus erros, falhas, equívocos, além de olhar para frente e, melhorar e renovar suas formas de pensar. Porém, o que houve, foi erro, ou pecado?
Um abraço.

Reply
avatar

A pregação do Senhor nunca limitou o pecado à transgressão dos 10 Mandamentos iniciais. Com a chegada do Messias, todos se encaixaram no "Amar o Senhor Deus e ao Próximo COMO A SÍ MESMO".
Isso inclui não por a mão no bolso dos pagadores de impostos e trazê-los ao seu próprio bolso.

Reply