28 de maio de 2013

Ciência e religião são compatíveis?

Ciência e religião são compatíveis? Há como manter a fé e ser um cientista? Mas o que faz um cientista que supostamente cria em Deus e deixa de crer?
No mundo ocidental onde as igrejas cristãs dominam o cenário religioso muito se atribui como argumento em que cientistas mantinham sua fé por medo de represálias, principalmente nas épocas em que eram perseguidos como na inquisição.
Sou da opinião que ciência não explica fé e fé não tem que explicar ciência, mas será?
É um tema excitante, pois queiram ou não esse confronto existe e não tem data para acabar visto que o ser humano é um ser religioso em sua essência e curioso também, por isso sempre vai querer procurar uma explicação para tudo que existe e o que não existe ou que supostamente existe, então cientistas vão querer explicar o porquê da fé e os religiosos irão arranjar um jeito de levar tudo para Deus.
Com certeza do século XIX para trás a grande maioria dos cientistas tinham alguma crença, por conveniência ou não jamais saberemos ou até poderemos supor e com uma maior liberdade advinda da própria religião não se sentiram mais “forçados” a optar pela fé e aqueles que não assumirem ser ateus ficaram no meio termo, agnósticos.
Talvez a “briga” seja mais por birra do que realmente por convicção.
Só para exemplificar meu pensamento acerca deste tema creio que elas podem até se completar no ponto de vista cristão o qual eu professo: na criação narrada em Gênesis (palavra que significa origem), Deus cria o mundo em sete dias, não necessariamente ela quer explicar a criação, faz só uma catequese de que há um criador, e nem entra em conflito com a teoria da evolução, pois se observarmos, não necessariamente pela ordem, há uma evolução na criação citada no livro e o tempo de Deus não é o tempo dos homens.
Portanto acho que podem caminhar juntos e embora hoje haja mais cientistas ateus não creio que interfira no religioso, creio que possa se conciliar uma atividade profissional com comportamento religioso.


Share this


0 Comments