23 de agosto de 2011

Pecado original


Depois da síntese de pecado (http://abacaxicascudo.blogspot.com/2011/08/sintese-de-pecado.html) prometi falar do pecado original e é o tema de minha reflexão nesse texto.
Quando criança, ouvimos falar nesse tal pecado original e o que nos ensinam é que Adão e Eva comeram a maçã tentados pela serpente e se viram nus e acabam sendo expulsos do paraíso.
Participando de encontros, cursos e palestras sobre teologia vi que a coisa não foi bem assim.
O texto não fala em maçã, mas fruto da árvore do centro do jardim. A maçã levou a fama.
Adão e Eva, o jardim e a serpente são personagens que precisam ser aprofundados, e não é essa a função do texto.
Ligam o pecado original ao ato sexual, dizem que nascemos de um ato de pecado, então me pergunto: porque essa ligação?
O pecado original, já diz tudo, é o que originou ou origina todos os outros, e no caso do texto do jardim com Adão e Eva o pecado é a desobediência e o se fazer igual a Deus.
Não fala nada de sexo.
Pecado original é a desobediência, na tentação de ser autossuficiente, ser um deus também.
Se Deus prometeu a Abraão descendência incontável, seria através da relação sexual entre  um homem e uma mulher, não do pecado.
Enfim, a falta de amor entre os seres humanos é o maior pecado da humanidade.




Share this


1 Comment
avatar

É isso aí irmão, bom texto, os ensinamentos de minha infância foi nesse rumo, porém, ao tornar-me adulto, e hoje, na fase de idoso, a minha reflexão sobre os ensinamentos antes recebidos mudaram-se para uma realidade, fruto da experiencia de vida, e defendo que a união aceitável será sempre do HOMEM x MULHER, quando a maçã tenho o conceito hoje de uma simbologia, quanto ao pecado, é uma questão de consciência, e que, tenho a BÍBLIA SAGRADA o meu livro!!!

Reply