4 de setembro de 2013

Democracia é pra quem pode

Analisando a política eu observo que nossa democracia é imaginária, ou no máximo utópica para não dizer uma ilusão total.
Na hora da eleição somos democráticos porque podemos escolher nossos “representantes” que irão trabalhar em favor de nossas necessidades comuns para um bem comum e isso é ilusão. Uma democracia forçada pelo voto obrigatório e um sistema eleitoral em que nas eleições proporcionais não são eleitos os mais votados.
Quando tomam posse, nossos “representantes” parecem mudar o discurso para se adequar a uma instituição que não supre as necessidades do povo.
Esquecem as lutas pelas classes menos favorecidas.
Não me iludo que algum governo possa do dia pra noite mudar muita coisa, mas com o tempo e medidas em médio prazo, pode-se mudar a história, e assim não eternizar benefícios para se chegar a uma igualdade de oportunidades. Talvez esta seja uma utopia, mas não ilusão.
Nossa democracia funciona para quem tem voz e o povo está rouco de tanto gritar e não ser ouvido.
É preciso iniciar e terminar os projetos, é preciso dar condições, é preciso manter a palavra e não superfaturar as obras e nem dobrar seus orçamentos que foram “mal calculados”.
Creio que por trás da democracia exista um poder paralelo que molda os interesses dando migalhas ao povo e beneficiando poucos capitalistas loucos por lucros e status.
Democracia assim acaba sendo só para quem pode.


Share this


2 Comments
avatar

O BRASIL necessita de um Líder democrático social, com coragem, competência, determinação e vontade fazer...e governar por DECRETOS por 02 anos consertar e depois voltar plena democracia.

Reply
avatar

Neste ponto não concordo, isso é um perigo.

Reply