9 de fevereiro de 2013

Carnaval, festa ou circo?


Esta é uma época esperada o ano todo por muitas pessoas, dizem que as coisas começam mesmo a engrenar depois desta data. Enfim é carnaval.
E o que opinar sobre esta data?
Para muitos uma festa brasileira que envolve cultura e tradição, já para outros nada a acrescentar.
Considero, particularmente, uma festa popular que se tornou tradicional, porém com o passar dos anos, tem seu sentido “cultural” modificado.
Cada local tem seu modo de brincar o carnaval, alguns buscam as raízes desta festa outros querem modernizar.
Porém eu vejo que muitos se preparam com tanto afinco para esta festa, principalmente passistas famosas, rainhas de bateria, destaques. Elas malham durante algum tempo, fazem dietas, tudo para mostrarem um corpo escultural perdendo, no meu ponto de vista, o sentido da folia, da brincadeira, do samba e tornando o carnaval só imagem.
Para muitos, o carnaval é a grande desculpa para fazerem tudo que puderem de errado com a grande frase: “ah, é carnaval, pode”.
Não sou um grande folião, nem sei sambar e para mim é como uma festa qualquer, ou somente um desfile, mas onde é tudo só brincadeira, com máscaras, bonecos e folia, é até legal.
O que não podemos é tornar isso tudo uma grande ilusão, que nos tire da realidade cotidiana, que comprometa metas de vida, pois a vida não é carnaval, mas pode ser uma festa, não a transformemos num grande circo.



Share this


2 Comments
avatar

Boa cara, gostei!

Reply
avatar

Ótima abordagem. É sim possível se gostar de carnaval e ser participativonna vida da nação

Reply