25 de maio de 2012

Velórios!!!

Velórios!!!!
Eu não gosto muito de ir a velórios, nunca sei o que dizer. Talvez nestas horas um aperto de mão, um abraço, vale mais que quaisquer palavras que possam a vir serem ditas.
Acho um momento muito particular dos familiares que se despedem do ente querido e que os amigos mais próximos compartilham esta dor com sua presença.
Não sei o que conversar, não sou eu que estou sentindo a dor, mas já senti, e por isso acho que um abraço ou mesmo um aperto de mão são os melhores gestos.
Algumas pessoas querem falar e acabam por falarem coisas sem cabimento que nem quero descrever aqui, bastava ficarem calados. (Coisas que são ditas aos familiares)
Tem velórios que se você ficar reparando, torna-se uma verdadeira feira, assuntos diversos, vende-se, compra-se, conta-se anedotas, e antigamente por aqui, bebia-se o defunto, ( cachaça), fala-se bem e mal ao mesmo tempo, elogia-se agora o que teve oportunidade de fazer enquanto a pessoa estava viva, e em anos eleitorais os eventuais candidatos estão sempre presentes a estes “eventos”.
Neste dia encontra-se o tempo para dar a última olhada antes da pessoa ser enterrada, as ocupações não permitem que as pessoas se encontrem enquanto vivas, e este momento serve para isto, e ai se aproveita, ao visitar o defunto,para  cumprimentar aqueles parentes que há muito tempo não se via.
Mas enfim, continuo não sendo fã de velórios, porém, serão inevitáveis.

Share this


1 Comment
avatar

Se falam bem e mal do defunto é porque ele tinha defeitos e qualidades, mas acho que deveriam respeitar o sofrimento da família naquele momento.

Reply