18 de abril de 2012

Dia do Índio

Neste dia 19 de abril comemoramos mais um dia do Índio, porém acho que é uma das datas que o povo já não lembra mais como tem ocorrido com várias datas importantes.
Mas porque comemorar um dia do Índio? Neste link vc pode saber melhor http://www.museudoindio.org.br/template_01/default.asp?ID_S=33&ID_M=132
O que quero com este texto é refletir sobre hoje, se ele é de fato uma data importante ou não.
Vimos como são conflitantes as opiniões sobre as demarcações das terras indígenas, uns dizem que é muita terra pra pouca gente e outros defendem que não. Se não tivessem sido quase que totalmente exterminados, haveria muitos índios para ocupar estas terras, que nós, povo “civilizado” pegou à força deles.
Hoje, porém os índios querem ao menos terra para morar e sobreviverem, para terem seu espaço e poderem manter viva sua cultura.
Estudam e se modernizam, conhecem nosso modo de vida e usam de toda tecnologia moderna, não para se tornarem como nós, mas para resgatar e puder viver dignamente entre aqueles que se acham melhores e mais civilizados que eles.
Orgulho-me de ter uma pontinha, nem que seja bem de longe, de descendência indígena, com certeza bem lá de longe.
A importância desta data então pelo que vejo, continua sendo a reflexão sobre a cultura indígena, suas terras, enfim seu futuro.
Algumas fotos de um intercâmbio entre culturas, folia de reis nas festividades de uma aldeia indígena. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.413411528688022.109776.100000575351360&type=1

Share this


2 Comments
avatar

Geldoni,
Parabéns aos nossos índios;
Que nós deixemos de exterminá-los
E os respeitemos e os conservemos;
São seres puros, ingênuos, mas infelizmente,
Contaminados por nossa sociedade viciada!

Reply