6 de setembro de 2011

Independência ou morte?

Independência ou morte?
Somos um povo independente?
Quem proclamou nossa independência, D. Pedro ou José de Bonifácio?
A história é bem romântica, dá pra imaginar como está pintado no quadro.
Mas o que é ser um país independente? Pra mim seria não depender de ninguém ou talvez ser livre e buscar o melhor visando beneficiar seu povo sem prejudicar outra nação.
Sinceramente, o país livre hoje é o dependente de amanhã, não há uma nação totalmente independente, que possa sozinha, se sustentar.
Um país que possa tomar suas decisões sem ter que consultar nenhum outro e se ache no direito de comandar outros é uma nação pobre de espírito que quer ser dominadora e assim  torna-se escrava de si mesma, perde sua própria liberdade, sua autenticidade, escrava de sua tirania.
Não ser dominado, digo, governado por outro país, é ser independente, porém, as vezes não se é dominado da forma governamental, mas totalmente dominado cultural e monetariamente.
Penso que um país livre e independente olha primeiro para si, internamente, para depois olhar para fora.
Uma nação livre e independente não precisa ser a primeira economia do mundo. Basta ter um povo assistido na educação, trabalho, saúde, justiça, distribuição de renda, emprego, moradia, coisas básicas, aí sim poderá pensar em coisas maiores e mais supérfluas.

Share this


4 Comments
avatar

Na verdade, indiretamente ou não, quem declarou a independência foi a ''necessidade'' de parecer livre, uma falsa adaptação que acabou sendo exaltada nos livros de história. Até hoje não somos independentes, e acho difícil achar algum país que o seja por completo.

Reply
avatar

Independencia comprada da Inglaterra a preço de muito ouro. Cabe levar essa independência a todos. Sem distribuição de esmolas que corrompem os homens e mulheres dos rincões desse país.

Reply
avatar

Nós somos interdependentes uns dos outros. E acredito que as Nações também não são independentes. O Planeta é de todos e partilhamos o mesmo mar e ar. Deveríamos nos comunicar melhor e juntar forças para uma humanidade mais justa. Beijos!

Reply
avatar

Somos um país independente do ponto de vista oficial. Os corruptos estão mudando as regras do jogo, porém, nós não devemos aceitá-las e mudar, mesmo a custa de nossa própria vida.
Abraços.

Reply