30 de julho de 2011

Copa do mundo no Brasil

Porque precisamos de uma copa do mundo de futebol no Brasil?
Muitas pessoas foram e são a favor de que se realize este evento aqui em terras tupiniquins, mas muitas pessoas também não foram e ainda continuam contrárias ao evento que será realizado em 2014.
Quais os motivos das pessoas que são a favor?
Dizem que serão feitas muitas melhorias, que haverá muitos turistas, que muito dinheiro circulará e que os empregos diretos e indiretos serão inúmeros, tanto com as obras que serão feitas e também durante o evento.
As obras nós conhecemos: estádios de futebol, linhas de metro, modernização dos aeroportos, estacionamentos, etc. Isto só para citar alguns dos inúmeros argumentos de quem é a favor.
E os motivos das pessoas que são contra?
Estas dizem que haverá superfaturamento das obras, que será usado dinheiro público, que existem linhas de metro que se arrastam há anos e que agora tudo vai se resolver, o que será feito dos estádios construídos em estados que nem sequer tem um time na principal liga de futebol nacional, etc.
Você é a favor ou contra?
Denúncias são feitas a todo o momento. Torcedores adoram cobrar do time, de jogadores e diretores, estão preocupados em fiscalizar estas obras e cobrar transparência do poder público da mesma forma que cobram do time?
Eu creio que é um evento que todo país deseja realizar, ainda mais o Brasil tendo o futebol como principal esporte, porém fico me perguntando: o que será feito de alguns estádios? As melhorias serão em benefício das classes mais sofridas? E que melhorias serão essas? Quanto de dinheiro público será usado? E os orçamentos iniciais serão respeitados ou serão superfaturados?
Ano que vem teremos eleições municipais, e no mesmo ano da copa teremos eleições para presidente, governador, deputados e senadores, aguentaremos tudo isso?
2014 será um ano para a história do Brasil, veremos e oremos.


Share this


10 Comments
avatar

Belo texto! Eu particularmente sou contra a realização da Copa no Brasil são inúmeros fatores que me levaram a esta conclusão lá vai alguns: Eu e muitos jovens gostaríamos em primeiro lugar ter Universidades de primeiro Mundo e não estádio luxuosos, ter uma saúde Pública descente, direitos básicos assegurados na Constituição será que as pessoas que fizeram tanta questão deste acontecimento em nosso País será que já passaram os olhos nela?
Agora vem as outras indagações: E a Segurança? será que nosso contingente militar dará conta do recado? lembram do transtorno que aconteceu no Rio? dos ônibus queimados em SP? então será que não faremos um papel ridículo perante o Mundo? Amo meu País, eu adoraria prestigiar uma Copa do Mundo aqui sim se tudo estivesse mais dentro dos trilhos, é muita miséria seres humanos vivendo abaixo da linha da pobreza, alto índice de analfabetismo, aí abre muitos outros leques.
Enfim para tal evento é preciso um Brasil mais organizado, com uma política urbana mais clara, mais honesta. Agora que a bomba relógio está armada resta achar o jeito de desarmá-la.
E de verdade torço para que tudo corra bem e que tenhamos orgulho de ter sediado o evento mais importante do futebol mundial.
È esperar para ver!

Reply
avatar

Bom, se eu sou/fui contra à realização da Copa aqui no Brasil, nem vem mais ao caso né? A Copa vai acontecer e agora temos que olhar o lado bom da situação. Torço muito para que as melhorias prometidas sejam feitas e que o nosso povo, aproveite-as bem. Se as linhas de metrô se arrastam a não sei qto tempo p serem concluidas e agora, por causa da realização da Copa, elas serão concluidas, reclamar por que? Não é isso o q todos queremos, q as obras sejam realizadas? Acho q tem gente q adora falar mal de tudo... E nesse caso específico, não adianta ficar falando mal, temos é q torcer e fiscalizar essas melhorias =)
Ótimo post, aliás, como sempre ^^
Bom domingo!

@morenalilica

Reply
avatar

Veja bem... o brilhante "escrevedor" propõe algumas questões, para as quais já tem a resposta desde o momento em que as pensou. rsr...
Essa história toda nasceu da mente de um caboclo que pensa além da capacidade de suas próprias pernas... o ex-Presidente da República.
Extremamente inteligente, embora de pouca cultura e baixo nível educacional, ele se fêz em cima de tiradas espetaculares. Essa é uma delas!
Cabe agora discutir quem seja lá contra ou a favor disso?!
É a festa que brasileiro gosta... o "panis et circensis" ao qual o país é afeiçoado...
Tem, como o Autor bem mostrou, virtudes e vicissitudes... tá bom, mas o quê não as tem?!
Muito bom o texto. Convida à reflexão e ao debate... ainda que já atropelado pelos fatos do hoje, dinâmico e inexorável!

Reply
avatar

Adorei o seu texto e acho difícil opinar muito sobre isso. Teria que ser visto os dois lados da moeda. Mas já que assumimos o compromisso, temos que pensar positivo e torcer para que tudo saia bem. Beijos!

Reply
avatar

Sempre fui, sou e serei contra não só a copa mas também as olimpíadas. essa conversa mole de legado é coisa prá boi dormir. E tô falando de touro de rodeio...
É batata o que eu digo desde 2007: deixam correr o tempo, criam a urgência e metem a mão.

Reply
avatar

A política do pão e circo não sairá de moda tão cedo no Brasil (:

Reply
avatar

Muito bom o artigo, parabéns! Sei não, mas do jeito que as coisas andam, vai ter muito 10% por conta das obra$.

Reply
avatar

Olá,
passando para sentir o astral daqui, e lhe desejar uma bom inicio de semana, e dia 10 está chegando, e com ele desejo-lhe a sorte de levar para a tua estante um dos nossos livros lá do O diario de uma poetisa, dos novos autores.
Estou com post no meu blog, esperando por sua espiada, é do livro que acabei de terminar.
bjsssss

Reply