26 de julho de 2011

Pensando a liberdade

Será que somos realmente livres, será que realmente fazemos aquilo que queremos ou somos induzidos a fazê-lo?
Será que minhas escolhas estão sendo minhas porque eu quis assim ou porque me disseram que teria que ser assim e eu nem pude realmente escolher?
Eu confrontei ideias, eu medi as consequências, eu realmente escolhi por mim mesmo ou por conveniência?
Todos nós batemos a mão no peito e dizemos que somos livres, que escolhemos nosso caminho, nosso destino.
Alguns acham que exista destino, assim fica mais fácil, inclusive para fugir de culpas e responsabilidades, e outros dizem construir seu destino, mas poderá seu destino estar sendo construído por terceiros.
Hoje dizem que vivemos de ditaduras, não em termos de governo, mas em termos de atitudes.
Falam da ditadura da moda, ditadura da liberdade de expressão, ditadura do politicamente correto, ditadura da beleza dentre tantas outras que podem existir por ai e são elas que muitas vezes nos privam da liberdade de escolha, pois acabamos fazendo aquilo que elas nos impõe, tudo numa aparente liberdade de escolha que não existiu, porque fomos influenciados, até mesmo induzidos,  de que aquilo era o que deveria ser feito, aquilo é que deveria ser usado ou comprado, tudo para o status, fama, sucesso ou simplesmente um consumismo inútil.
Uma parte dos políticos finge representar o povo enquanto na verdade defende seus interesses e de quem financiou sua campanha.
Decidir seguir uma religião, filiar-se a um partido político, usar uma roupa, ouvir uma música não quer dizer estar preso a uma propaganda, ideal ou crença, mas uma decisão pensada e fundamentada.
Não há liberdade completa, tornar-se-ia libertinagem, sua liberdade termina onde se inicia a do outro.
Reflitamos então, como tomo minhas decisões, são embasadas em algo ou simplesmente estou indo na onda?



Share this


5 Comments
avatar

"Não há liberdade completa, tornar-se-ia libertinagem, sua liberdade termina onde se inicia a do outro."
É isso! Democracia é isso.

Reply
avatar

LIberdade? Democracia? Politica séria? Tudo isso e muito mais, seriam nescessário para que o mundo se torne um pouquinho melhor!
Muito bom o texto, na Teoria..
Viver a Liberdade, é que são elas!
Existe muita distorção desta Palavrinha Mágica!

Reply
avatar

"Uma parte dos políticos..."? Vão erigir um monumento em sua honra... os políticos! Kkkkkkk!
Grande filósofo e suas sóbrias filosofias...
Parabéns! Ótimo texto.

Reply
avatar

'' acabamos fazendo aquilo que elas nos impõe, tudo numa aparente liberdade de escolha que não existiu, porque fomos influenciados, até mesmo induzidos, de que aquilo era o que deveria ser feito'' mais que fato isso ae. Realmente um ótimo texto!

Reply
avatar

Toda e qualquer liberdade é uma utopia; só os realmente loucos e incoscientes são livres; onde há estado não há liberdade; homens livres só nos grandes romences; todos sofremos um certo tipo de
moldura para nos adequar ao sistema; no maior templo da liberdade hoje, USA, sofre-se a maior repressão; também procuro a minha liberdade de alguam forma!

Reply