3 de julho de 2011

Ideologia, eu quero uma pra eu viver...

“Ideologia eu quero uma pra viver.” O celebre letrista Cazuza já dizia, talvez por ter perdido a sua, frente a tudo que tenha lhe acontecido, uma ideologia, talvez baseada em ídolos que pouco viveram, mas deixaram seu nome na história, embora nem sempre de uma forma positiva.
A política não é diferente, ideologias é o que não faltam, mas será que são ideologias mesmo?
Talvez sejam teorias que na prática pouco são usadas, pois não interessam para quem está no poder.
As ideologias hoje, as políticas, tem boa base: na igualdade, liberdade, justiça social, etc. M as parecem somente teorias olhando a prática.
A grande ideologia do político é a chegada ao poder, muitas vezes, não medindo esforços para isso se corrompendo e corrompendo os eleitores, cidadãos de bem que estão longe das ideologias.
Hoje quem vive ou tem uma ideologia está fadado ao ‘fracasso’, será posto de lado, pois não deslumbra o poder a todo custo.
Ideologia e utopia andam juntas, eu ainda tenho. 

Share this


11 Comments
avatar

ai ai
não tenho uma opinião formada sobre esse assunto, meu caro
será q não ter ideologia não é a ideologia do tempo que nós vivemos?

Reply
avatar

Pensei, pensei e pensei. Queria arrumar um jeito legal de responder a essa questão. Acho que não tenho ideologias... Acho que trabalho com a realidade e com as situações conforme elas vão aparecendo. Não sei se ainda é uma boa ter uma ideologia... Não, definitivamente não a tenho. E sou uma pessoa pior por isso?

@morenalilica

Reply
avatar

Aí depende da ideologia.
Por vias tortas o uso da influência maléfica dos políticos que agem na persuasão é também uma ideologia. O lado negro da força.
Agora se falarmos da liberdade de pensamento, do cultivo de valores, construção de idéias e ações sociais; Aí eu vejo utopia.
Não creio que isso seja mais bem vindo no mundo moderno.
Vejo o mundo hoje pelos olhos de um antigo ditado: "Prego que se destaca leva martelada."

Reply
avatar

Mas bom tópico
É um assunto de fora da mina ossada!
Tenho que estudar sobre ideologia para argumentar mas volto com argumento rss abraço

Reply
avatar

Agradeço a todos que visitam meu blog prestigiando meus pensamentos que transcrevo aqui.
Obrigado, vcs fazem e ajudam a formar, e até modificar, meus conceitos.

Reply
avatar

Kkkkk! Essa tchurma pensa em cada uma...
Ideologia... é ter ideias ou ideais?! É idear ou idealizar? Talvez poucos se tenham dado ao trabalho de tentar entender sobre o que dizem, néh mesmo Grande?!
Seu post é simples e ótimo!
Político tem ideologia? Povo tem ideologia? Molusco tem ideologia? E rainhas, tem?!
Pensar faz bem... mas há que se ter moderação. Senão pira!
Gostei mesmo... notadamente do comentário que diz: "prego que se destaca...". Ótimo! Uma mente brilhante!
Parabéns Campeão! Vais longe...

Reply
avatar

Entendo que ideologia é ter ideais. Ideias são meios para a consecução dos ideais. Penso que a maioria dos políticos iniciam suas atividades com ideais políticos puros, depois degeneram em ideais de poder e descambam para a luta pura e simples pelo poder.
Parabéns pelo artigo. Suscita pensamentos.
Zé Américo

Reply
avatar

Oi,
"Hoje quem vive ou tem uma ideologia está fadado ao ‘fracasso’, será posto de lado, pois não deslumbra o poder a todo custo.
Ideologia e utopia andam juntas, eu ainda tenho."
Que bom que vc ainda tem ideologia e tem consciência disso! Obrigada por existir! Eu acho que também a tenho e luto por ela. Não estou certa disso, pq sendo utópica, muitas vezes desanimamos de segui-la ou persegui-la. O fato é que não ha Política sem ideologia. O que ha são políticos que lutam por uma ideologia que domina e gera morte. Os outros políticos, com discursos ideologicamente contrários a estes, só tem o discurso. Não vejo nenhum político, partido, mandato ou setores sociais de sindicatos, nas ruas lutando ideologicamente contra a ideologia que domina. Quem são nossos inimigos? A fome, a miséria, a falta de dignidade de vida OU os adversários políticos? Ter ideologia é muito mais, muito, muito, muito mais do que ter ideias e ideais é lutar por eles e isso, meu caro, quase ninguém faz. Os que ousam, como vc mesmo disse, são excluídos. Quando não, tratados como doentes! Mesmo sabendo de tudo isso, continuo, insisto. Vale a pena? Sei não, mas também não consigo esquece-la, pq ideologia é essência também. Abração! Obrigada pela oportunidade! Parabéns pelo texto. :)

Reply
avatar

No pai dos burros esta escrito assim!
Ciência da formação das idéias. Sistemas de idéias. Segundo Aurélio.
Ideologia é ter idéias, formar idéias...

Reply
avatar

Sim tenho idéias. Muitos dizem que essas ideologias são uma utopia, mas é porque ainda não sabemos trabalhar essas idéias dentro da coletividade. Nem na família e nem na sociedade. Somos todos diferentes uns dos outros, então teríamos que juntar as nossas idéias e não forçar que a nossa seja a escolhida. O EGO ainda está muito mais forte que a coletividade. Mas acredito que nós ainda vamos chegar lá!Tudo é questão de tempo. Amadurecimento como coletivo é necessário.Excelente texto. Boa tarde e beijos! Namastê!

Reply