17 de julho de 2011

Eu hipócrita?

Estive pensando e refletindo sobre a Hipocrisia, o quanto esse ser que lhes escreve pode ser hipócrita ou não, o quanto as pessoas podem ser hipócritas ou verdadeiras perante o conceito de hipocrisia, e juntamente com isso, pensando se a demagogia fazia parte desse mundo da hipocrisia.
Minhas conclusões:
No conceito de hipocrisia diz-se: fingir ter crenças, sentimentos, virtudes e ideais que a pessoa não possui. Muito bem, seria hipócrita um pai aconselhar seu filho a não beber sendo ele um alcoólatra?
Estaria ele dando um conselho contrário à sua prática.
Seria hipócrita a mãe aconselhar sua filha quanto à gravidez precoce tendo ela sido mãe na adolescência?
Estaria ela dando um conselho contrário à sua prática.
Eu diria que hipócrita seria quem realmente não acredita naquilo que diz, ou até aquele que pratica algo sem crer naquilo que pratica, pois não passa de aparência.
Dizer ou aconselhar sobre alguma prática que ainda não faz parte de sua vida, mas crendo que aquilo é o ideal e também é sua busca, mesmo ainda não vivendo por completo, não seria hipocrisia, pois você acredita e caminha em direção daquilo, mesmo ainda não na sua totalidade.
Seria hipócrita uma pessoa que viveu quase toda sua vida na promiscuidade aconselhar o contrário depois de uma conversão sincera?
Costumamos julgar as pessoas, ai eu diria com essa atitude nos tornamos hipócritas.
Falarei da demagogia em um outro texto.



Share this


11 Comments
avatar

Pode ser que seja hipócrita. Ou pode ser, apenas, bom conselho, de quem aprendeu com os próprios erros. Vai saber?

Reply
avatar

É...Eu tenho para mim, que a hipocrisia, se nao for irmã do ego, eles são vizinhos... Sempre dentro de nós, esperando por uma oportunidade para se revelar.
Um beijo grande amigão!
Adriana

Reply
avatar

É, não acho hipocrisia você considerar os erros que já cometeu e tentar fazer com que o próximo não o faça. Mesmo tendo cometido. Hipocrisia, tenho pra mim, é falar que é algo que não condiz com sua vida, é falsear seus atos. =)

Reply
avatar

Deixa de ser hipocrisia quando a pessoa que aconselha realmente percebe que aquilo é realmente o certo e que errou. É difícil escapar de vícios e impossível voltar no tempo, isso não pode ser chamado de hipocrisia.

Reply
avatar

Hum, interessante sua reflexão. Uma das formas de aprendermos o que é correto é errando e quebrando a cara. Quando engravidei, ainda adolescente, errei por não ter tomado os devidos cuidados, eu e meu namorado (hoje marido) e essa experiência fez com que eu falasse contra a gravidez na adolescencia. E meu discurso, que não considero hipõcrita, é simples e claro: "eu passei por isso, eu errei e não quero que vc erre". A hipocrisia é outra coisa né?
Beijos, bom domingo =*

Reply
avatar

Ou faz ou que prega, ou é hipócrita. Grande artigo.

Reply
avatar

Excelente. Seríamos hipócritas visessemos vista cega às hipocrisias do mundo!

Reply
avatar

Parabéns Gelson e obrigado pelo convite. Eu escrevi um texto que se chama Hipócritas & Demagogos é o Fim. Está no Recanto das Letras. Nas citações que fazes lembrei-me de mamãe com um cigarro feito de restos de outros (baganas) a dizer-me: Filho, este vicio mata!...Não fuma.
A mim nunca pareceu ser um ato hipocrita, mas sim o repassar de uma experiência negativa e no caso cruelmente aliciadora como é o cigarro. Um grande abraço e parabens pelo blog. Gildo Oliveira

Reply
avatar

Eu acredito em bons conselhos, só quem passou por determinada coisa sabe como é, portanto está apto e deve aconselhar sempre que necessário e possível. Isso não é hipocrisia, é apenas a experiência. As pessoas tem o direito de mudar, aliás, todos mudam.

Reply
avatar

Kkkkk... sempre boas matérias. Abacaxi é?! Tá bom...
Eu ficom Will Durant, quando diz que "moral é tudo aquilo que cobramos do nosso vizinho"... mutatis, mutandi...
Valeu Campeão! Parabéns!

Reply
avatar

Acho que hipocrisia existe quando expressamos algo de que temos consciência não acreditar ou não praticar. Mas não creio ser hipocrisia a mudança de crenças com base em novas experiências. Parabéns pelo texto.

Reply