22 de julho de 2011

Demagogia política

Demagogia seria a arte de conduzir o povo, conceito mais antigo que nos tempos atuais está bem longe de seu inicial objetivo, hoje está mais ligado à arte de ludibriar o povo com falsas promessas que nunca serão cumpridas.
A demagogia estaria ligada à hipocrisia?
A maioria dos políticos faz promessas para conseguir ser eleito e não esclarece o povo das reais obrigações do cargo que vai ocupar.
O candidato a vereador promete asfalto pro bairro sabendo que não fará isso, não é a sua função executar obras, mas fiscalizá-las, propor projetos de melhorias, ele não tem o poder de conseguir a verba e tão pouco de executar a obra.
O candidato a prefeito promete cargos, casas, e inclusive o asfalto, ele até pode conseguir, porém, se o orçamento da cidade permite grandes obras ou buscando recursos para executá-las, não deveria prometer que fará, mas que buscará como fazer não ludibriando o eleitor cidadão.
Seria demagogia dizer que irá acabar com a pobreza, com a fome, com o desemprego? Creio que não, pois é o objetivo de todo governo, porém, impossível fazê-lo em 4 ou 8 anos em definitivo, aliás, impossível fazê-lo em sua totalidade.
O cidadão simples sempre espera soluções e já não cai facilmente em falsas promessas, será?
A demagogia torna-se hipocrisia quando o candidato sabe que aquilo que está prometendo não passa de uma tentativa para ganhar o voto do eleitor e que jamais cumprirá o que está prometendo.



Share this


3 Comments
avatar

A Demagogia é uma ideia política que consiste em apelar a emoções e sentimentos (amor, ódio, medo, inveja, desejo) para ganhar o apoio popular, frequentemente mediante o uso da retórica e da propaganda.
Em tempos primórdios não se era utilizada esta forma de comunicação, por conta que os cidadãos (se assim pudessem ser considerados), eram realmente obrigados a fazer ou desfazer o que lhe fosse vindo do comando.
Creio que esta relação sempre existiu, e existe até hoje perante a demagogia e hipocrisia, a diferença, é que antes, o povo era obrigado a obedecer, e hoje, aqueles que ainda possuem esta tendência de "obediência", se deixam levar pela hipocrisia e demagogia exacerbada; porém, cai em ciladas aqueles que se atraem perante a destra, mesmo que manipulada, ou induzida a erro, a justificativa disto, está no momento de se escolher os governantes.

Reply
avatar

Belo texto, mostra que você faz parte de uma minoria que se importa com o futuro do nosso País, faço parte também dessa parcela de cidadãos. Olha ao meu ver a Demagogia está alinhada a falta de caráter de alguns políticos, mentir, ludibriar, mascarar crimes é desvio de conduta sim e deveria ter punição! Se eu, você o eleitor em geral não votarmos com consiência nunca teremos um País justo.
O corrupto está aí na campanha mostram suas falcatruas e ainda sim tem quem vote nele então não pode reclamar depois.
Temos o País que merecemos!
A Democracia e o sistema de pluripartidarismo estão aqui não é para enfeitar, cabe a nós analisarmos seriamente quem é que queremos a frente do nosso bairro, da nossa cidade do nosso Estado e ainda mais longe do nosso País!
Então é isso!

Reply
avatar

Todo o poder emana do povo que o exercerá por meio de seus representantes legais. Está na Constituição. Na verdade, o povo é que conduz. Costumo dizer que cada país tem os governantes e legisladores que merece. Se não sabemos escolher nossos representantes, é uma questão bastante delicada e infeliz. As promessas feitas sempre desconsideram uma palavra "simples" chamada "orçamento" ou, mais ainda, Plano Plurianual, por exemplo. E o povo mais leigo, sem saber que é preciso arrecadar e gastar segundo as disposições de uma lei, pensa que o que sai da boca do político, se escreve. Algumas promessas, como você deixou claro, ultrapassam a competência do próprio candidato! Chega-se a esse absurdo! A demagogia é uma ferramenta politiqueira. Cabe a nós alfabetizar, politicamente, o povo brasileiro e, só assim, colher bons frutos. Um grande abraço!

Reply