20 de junho de 2011

Patriotismo de arquibancada

Patriotismo sentimento de amor e devoção à Pátria.
Quando você ama sua pátria quer somente um lugar melhor e mais justo para se viver.
Com oportunidades iguais para todos, educação, sistema de saúde funcionando, justiça, emprego, habitação, um país sem corrupção.
Ultimamente nosso patriotismo tem sido ocupado por um individualismo sem medida que visa somente o eu.
Estamos correndo o risco de virarmos uma nação de patriotas de arquibancada.
Nosso patriotismo está latente quando joga a seleção, mas não quando joga o congresso.
Somos os patriotas da arquibancada torcendo no esporte e assistindo os políticos fazerem o que querem.
Cobramos de jogadores e não cobramos de nossos políticos, estranho isso né?
Poucos querem se arriscar, preferem o comodismo.

Share this


8 Comments
avatar

Não participo integralmente do pensamento do texto. Vale para despertar mentes ainda enebriadas, mas os tempos mudaram.

Antes não tínhamos as ferramentas de hoje para cobrar e exercer nossa cidadania, principalmente as redes sociais, vez que a mídia nunca foi atrás das reais opiniões do cidadão.

Estamos galgando novos espaços, abrindo novas janelas e, ainda não temos muita experiência nisso de como faze-los entender que novos tempos chegaram. Nem eles, os politicos, estão preparados.

Dizer que estamos somos só na arquibancada não satisfaz mais a torcida, tem muita gente mudando de comportamento.

Reply
avatar

confesso que todas as vezes em que me enchi de idealismo e acreditei que valia a pena eu só me decepcionei. Não sei se é simplesmente acomodação. É decepção, é descrença, é acreditar que uma andorinha só não faz verão. Posso estar errada, mas me sentir assim acaba sendo inevitável.

Reply
avatar

Eus sou patriota e não uma "patriota oportunista". Pode ser q eu não faça muita coisa a respeito das corrupções do congresso, do executivo... Não sou a "moça" das passeatas, q tem se tornado cada vez mais vazias e sem propósito (vide a marcha da maconha...) mas sei cobrar qdo preciso, não só em meu nome, mas em nome de vários q assim como eu são prejudicados pelo sistema. Posso ser apenas uma gotinha, posso nunca ser citada como revolucionária ou algo assim, mas sei quem sou e o q faço.
Amo o meu país e pra mim, esse é o ponto mais forte do meu patriotismo =)

@morenalilica

Reply
avatar

Se cada internauta usar alguns minutos para expor a sua opinião nas redes sociais, com certeza os políticos começariam a mudar as suas condutas.

@vereanca

Reply
avatar

Eu não sou patriota de arquibancada. Escrevo, divulgo e esbravejo do jeito que posso...
http://crocantinhassuperpoderosas.blogspot.com/2011/06/atencao-lista-dos-que-nao-querem-cpi-da.html

Um abração!

Reply
Este comentário foi removido pelo autor. - Hapus
avatar

Você tem razão, mas eu penso que a pior forma de ser patriota, mesmo que seja um de "arquibancada" como você descreve nesse blog, eles ainda tem a vós para gritar com quem está jogando contra nós que são muitos, principalmente em Brasíia.

Imagine você o quanto teria que evoluir para se chegar num patriota de arquibancada aqueles que mantém em primeiro lugar nos TT as hastag que vemos hoje, vou copiar aqui as que estão agora 21/06/2011, 21h39 horário de MS (1º #luqueaovivo) (2º #minhainternetcaiu) (3º Moves Like Jagger) (4º Alianza Lima) (5º Carla Diaz) (6º Phineas & Ferb) (7º Phineas & Ferb) (8º Frenchie) (9º #comediamtv) (10º Marco Luque).

Acho que já deu pra perceber que nessa arquibancada os patriotas são minoria, mesmo acontecendo agora uma campanha (http://t.co/e7in6cr) para fazer o twitaço da #QueroaCOPAdaTRANSPARENCIA contra o sigilo nas licitações das obras da copa 2014 que foi o assunto predominante hoje no congresso nacional.

Pra mim a sua observação é válida e penso que um segundo passo seria tentar fazer e trazer mais patriotas para a arquibancada, já que da nossa arquibancada podemos entrar com contato e cobrar os senadores e deputados federais através dos seus respectivos portais na internet http://www2.camara.gov.br/deputados/pesquisa - http://www.senado.gov.br/senadores/

Podemos também iniciar o processo de criação de uma Lei, usando o recém criado partal "e-Democracia" http://edemocracia.camara.gov.br/

Você pode ter certeza que as mesmas pessoas que hoje pedem #QueroaCOPAdaTRANSPARENCIA na rede, pediram a cabeça do Palocci e tiveram um percentual de participação na queda dele.

No fim das contas a nossa luta é conscientizar nós mesmos enquanto eleitores para que, aprendendo a votar melhor não fiquemos puxando pela perna os políticos que cegamente escoltamos para o poder por não votar com consciência.

Reply
avatar

Pelo menos pense. O Brasil está melhorando, + movimentos, + mobilizações,...

Reply