5 de junho de 2011

Fé e Política

Quando ouvimos falar de Fé e Política não acreditamos que possam andar juntos.
O estado é laico, não deve privilegiar nenhuma religião e nem ser uma teocracia.
Tudo bem, mas o que faço então com minha fé?
“A política é uma forma de caridade” já dizia Paulo VI.
È certo que não se mistura um com o outro, porém posso viver os dois lado a lado, não para defender uma religião, mas uma fé, não para exterminar a política, mas para ser um bom político.
Fé e Política caminham juntas. Orientado pela fé posso vir a ser um bom político lutando por justiça, justiça social, igualdade de oportunidades entre outras muitas coisas como não mentir, não querer possuir aquilo que não me pertence e a política me ensinando a conviver com o diferente pensamento debatendo as ideias e chegando num acordo para um bem comum para uma grande maioria, democracia social.
Não julguemos o valor da fé e nem o poder da política, simplesmente vivamos as duas com todas suas potencialidades em prol da caridade com o próximo.

Share this


3 Comments
avatar

Bom post, mas só deixo a consideração que um ateu pode ter uma boa postura mesmo sem fé. Acho que depende mais é da ética e a busca do bem comum.

Reply
avatar

acredito que a fé possa coexistir com a política, contudo fé envolver a esfera do privado, enquanto a política do público, então é necessário separar um do outro...

Reply