26 de janeiro de 2023

Proletariado e burguesia: uma reflexão...

 

(Este ensaio é uma reflexão sobre o assunto e não é definitivo, mas um início de algo que pode vir a se tornar um pensamento mais concreto nessa linha de raciocínio, após mais leituras e estudos)

 

Proletariado e burguesia

 

“A história de todas as sociedades até nossos dias é a história de lutas de classes” (Marx e Engels, Manifesto do Partido Comunista, Escala, 2007)

A partir da frase acima inicio minha reflexão sobre quem pertence ao proletariado e quem é a burguesia.

A burguesia seria formada pelos detentores do capital, aqueles que possuem, não só dinheiro, mas os meios de produção, sejam industrias, comércios ou propriedades, rurais ou urbanas.

O proletariado seria formado pela classe trabalhadora que vende seu produto, ou força de trabalho, em troca de salário, em troca de dinheiro, seja o montante que for, seja a pessoa que for, mesmo autônomos e prestadores de serviço.

Dentro da burguesia poderíamos ter outras divisões, a alta burguesia, a média burguesia e a baixa burguesia. Da mesma forma no proletariado teríamos as divisões como classe alta, média e baixa.

Os grandes burgueses são os bilionários, donos de grandes corporações e latifúndios, a média burguesia é formada pelos detentores de empresas médias e a pequena burguesia formada por detentores de pequenas propriedades e empresas. Uma coisa em comum entre eles é que não necessitam vender sua força de trabalho, possuem empregados que fazem isso por ele, enquanto ele recebe os lucros e acumula seu capital.

No proletariado o que faz todos serem dessa classe é que necessitam vender sua força de trabalho para ganhar seu sustento, mesmo o jogador que ganha milhões e o operário que ganha um salário, eles pertencem a mesma classe, porém com a diferença de que um ganha muito bem e o outro muito mal.

(continua)

Share this


0 Comments