13 de dezembro de 2020

Quando um político é bom?

 

Quando o político é bom?

 

Falando da política dentro de um município como podemos dizer se o prefeito e o vereador foram bons e fizeram um bom trabalho?

É sempre muito particular essa opinião, ela, na grande maioria das vezes, se baseia no senso comum, naquilo que eu acho e praticamente deixa estatísticas de fora da análise.

O vereador é bom se ele foi lá ver porque não quiseram me atender no postinho e se o problema meu foi resolvido para mim ele é um bom vereador, mesmo que uma outra pessoa tenha passado pelo mesmo problema e não tenha sido resolvido para ela, ele é bom, pois resolveu o meu. Mas seria bom esse vereador se ele tentasse ver o que está acontecendo no postinho, se mais pessoas passaram pelo mesmo problema, descobrir a causa e, junto com os demais vereadores, questionar o responsável pelo setor da saúde e buscar soluções para que ninguém mais tenha que passar pelo mesmo problema.

Isso foi só um exemplo dentre muitos, dezenas, que poderiam ser citados, ou seja, não analisam o trabalho geral de um vereador e o que ele fez no mandato todo para a população em geral e, consequentemente, pelo bem comum.

Na mesma linha é a análise quanto ao prefeito, não interessa se ele aparelhou a saúde, deu condições para uma boa educação pública, se ele fez isso ou aquilo, e mesmo que a pessoa tenha sido beneficiada, porque a população toda foi, o prefeito só será bom o suficiente quando resolver o problema particular da pessoa.

O bem comum nem sempre é colocado na mesa na hora da análise, mas o que foi feito e me beneficiou. Se eu ficar 4 anos sem usar os serviços de saúde nem vou saber o que foi feito, mas se algo me atingir particularmente eu saberei julgar muito bem.

Enfim, não temos o costume de fazer análises mais profundas de mandatos, mas de pegar uma ou outra coisa que agradou muito ou desagradou para fazermos essa análise.

Share this


0 Comments