21 de junho de 2020

O presidente nunca é eleito pela maioria absoluta

Um político eleito para o cargo do executivo máximo da nação, nunca terá sido eleito por maioria absoluta de brasileiros, mesmo com segundo turno, é impossível ter todo esse apoio eleitoral.

Para conferir a votação dos presidentes eleitos na Nova República confira aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_elei%C3%A7%C3%B5es_presidenciais_no_Brasil#1994 e você poderá ver que se juntarem as abstenções, mais votos brancos e nulos, o candidato vencedor não tem a maioria absoluta, ou seja, 50% mais um de todo eleitorado e, portanto, muito menos de toda população.

Sendo assim, embora eleito por uma parcela dos eleitores, ele deve governar para o todo e, a maioria que não o elegeu, democraticamente aceita o resultado.

É certo que ao longo do mandato as críticas sempre farão parte de qualquer governante, mas é necessário que haja, e assim, no final do mandato, o governante pode aumentar seu contingente de apoiadores ou perder, depende de como ele governar.

Enfim, o eleito por uma parcela dos eleitores, deve governar para o todo da população, mesmo não tendo sido apoiado pela maioria absoluta.


Share this


0 Comments