7 de setembro de 2019

Independência ou morte?????


Independência

1.    estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo.

2.    caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar, que é imparcial; imparcialidade.

Lendo esses dois significados para a palavra Independência poderíamos chegar à conclusão que não existe um Independência plena? E digo tanto na condição pessoal do indivíduo quanto na condição de um país.
Na condição pessoal você sempre dependerá de alguém ou algo durante a vida toda, a sua independência é relativa, você pode ter uma independência financeira, mas para isso vai depender de um bom emprego, negócio ou investimento. Você pode até viver sozinho, isolado, mas em alguma hora vai depender de algo para cura de um mal se quiser continuar vivo, isso sem falar que mesmo isolado você depende da natureza para sobreviver, se alimentar por exemplo. Portanto a conclusão no sentido da pessoa, do indivíduo, é que de alguma forma vai depender de algo para se manter vivo.
Na condição de um país ele tem sua soberania para construir suas leis, mas mesmo assim restritas ao seu povo. Porém mesmo não sendo uma colônia de um outro país, não estando subordinado como uma extensão de uma outra nação, ele sempre dependerá de outros países para a subsistência de seu povo.
Com isso ele pode ficar “dependente” mesmo na condição de “independente”, pois hoje existem outras formas de colonialismo, tipo o financeiro, o da economia, e quem tem mais condições acaba por dominar certos seguimentos e ditar as regras.
Há países que são “independentes” e sofrem embargos ditados por quem tem mais poder e que outros países obedecem para também não sofrerem alguma restrição.
A independência é uma ilusão se acharmos que ela é total e plena num contexto universal.





Share this


0 Comments