9 de março de 2019

Sobre moral, imoral e amoral


Sobre moral, imoral e amoral.

Definições:
Moral: é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade.
Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”.( https://www.significados.com.br/moral/ )

Imoral: é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim immoralis que significa uma atitude contrária à moral ou qualifica uma pessoa que se comporta sem moralidade.
A palavra imoral é formada pelo prefixo "i" e o substantivo "moral", sendo que o prefixo é usado para sugerir uma negação ou ideia contrária, neste caso mudando o sentido do substantivo. ( https://www.significados.com.br/imoral/ )
Amoral:  é um adjetivo de dois gêneros que classifica alguém sem noção de moral, ou seja, não é contra nem a favor dos princípios da moralidade.
Amoral é aquilo que está fora da moral, ou seja, é aquilo que é neutro no que se refere à ética.  Em um sentido prático, um indivíduo amoral vive sem as condições subjetivas exigidas para que os seus atos ou juízos sejam morais. (https://www.significados.com.br/amoral/ )
            Diante destes três conceitos suas atitudes são morais, imorais ou amorais? Talvez isso dependa muito da circunstância, do local onde você está ou vive. Depende até de sua religiosidade ou não e do modo como foi criado, educado.
            Sem entrar na esfera da ética, a questão moral, relacionada aos costumes de um povo, sua cultura e seus preceitos, mesmo cumprindo todos eles você pode estar tendo uma atitude moral para aquilo que você conhece como moral em sua cultura e sendo imoral ao mesmo tempo, dependendo o local que você está e ali a sua moral não prevalece, pois, sua atitude mesmo sendo moral para aquilo que você conhece, pode estar sendo imoral no espaço que você está inserido no momento.
Portanto, ser moral, imoral ou amoral vai depender de onde você está no momento.
Os conceitos destas três palavras mudam conforme o espaço, local que você se encontra, depende da cultura, da religião, dos costumes e não é regra geral para todos.
Numa determinada cultura de um país nadar na praia de biquíni pode ser algo comum e em outros países pode ser algo imoral. Em um local você estará de acordo com o costume daquele povo e no outro você estará quebrando uma regra estabelecida, uma regra moral.
A pena de morte pode ser moralmente aceita em determinadas nações e em outras é moralmente abominada.
São muitas situações, e quando você não se identifica com nenhuma delas, não se ofende e não pratica, não costuma ser imoral, mas amoral, pois estas regras você não as segue e nem as quebra, simplesmente convive com elas sem se importar.
Enfim, isso faz a moral ser diferenciada da ética, que pode ser universal, enquanto a moral não.



Share this


0 Comments