19 de março de 2019

São José, homem contemporâneo


As histórias sobre São José são bem parecidas, pois pouco se sabe de sua vida, somente aquilo que está nas escrituras e alguma coisa da tradição, também algumas lendas.
Mas sua vida e suas atitudes são bem contemporâneas em se tratando da época que viveu, em que o machismo era muito mais acentuado e a mulher tinha seu valor bem diferente de agora.
José pode ser um exemplo bem atual de um homem sereno, trabalhador, era carpinteiro, simples, humilde e que tomou uma decisão bem atípica de sua época.
Ao encontrar sua noiva grávida poderia tranquilamente, a lei o apoiava, denunciá-la como adultera e Maria seria apedrejada juntamente com o filho que carregava no seu ventre.
Essa atitude de José foi escolhendo a vida, ali ele amou, tanto sua futura esposa, como o filho que ela carregava que não era seu, cuidou dos dois até sua morte.
Uma atitude dessas há mais de 2000 anos depois do ocorrido ainda parece estranha, poucos homens teriam essa coragem de salvar duas vidas e ainda cuidar delas com seu trabalho. Poucos homens teriam o amor que ele teve, e muitos escolheriam abandoná-la.
Hoje abandonam mesmo sendo o pai legítimo, hoje escolhem a morte de uma gravidez indesejada, hoje escolhem a “honra” em detrimento do amor.
São José é daqueles grandes homens da história da humanidade fora do seu tempo, sábio e generoso, sensível e humilde. Hoje ainda tirariam “sarro” da cara dele.
Quiçá todos os pais fossem como São José, quiçá os homens fossem como ele.
Jesus teve a quem “puxar”...

Share this


0 Comments