30 de setembro de 2018

A morte


 “O mais espantoso de todos os males, a morte, não é nada para nós, pois enquanto vivemos, ela não existe, e quando chega, não existimos mais”, já dizia Epicuro há 300 a.C.
Eu diria que além da morte não existir para quem está vivo, ela pode não ter o mesmo efeito sobre nós em relação aos que já não vivem mais, aqueles que já a encontraram e não tem mais presença física por aqui.
Mas pensemos, se uma pessoa viaja, ou se muda para outo lugar onde não a veremos mais, não é como alguém que morreu e não temos mais perto de nós?
Mesmo a pessoa não tendo morrido, não a vemos mais, assim como as que morreram e não as vemos mais, porém as temos na memória, na lembrança, e pensando assim estão todas vivas, inclusive as que morreram, porque nós estamos vivos e as levamos na lembrança.
Portanto as pessoas que morreram, não estão mais entre nós em corpo, ainda continuam vivas da mesma forma que as pessoas que não morreram e estão longe de nós.
Assim, as pessoas que morreram continuam vivas de alguma forma e só morrerão de fato, para nós, quando a morte nos encontrar.

Share this


0 Comments