17 de junho de 2018

Futebol e copa do mundo, jogadores não são heróis...


Futebol é um esporte delicioso de praticar e também é divertido assistir, acompanhar, seu time em um campeonato. As brincadeiras, sarros, apostinhas, tudo muito divertido e saudável, desde que não passe disso. Até juntar amigos em um churrasquinho para acompanhar, unindo o útil ao agradável.
Copa do mundo é o ápice da festa do futebol, os melhores, às vezes nem tanto, de cada país, em seleções disputando um campeonato mundial.
Até aí nada demais, aliás até uma necessidade levando para o lado de uma prática esportiva ou lazer.
Porém termina por aí, na minha modesta opinião.
O futebol é tão corrupto, falso, manipulável em suas instituições quanto qualquer outra coisa, às vezes até mais, não se tornando exemplo de nada.
Roubalheiras, acertos, conchavos, manipulações, fraudes...
Os jogadores? Muitos gananciosos, oportunistas, mercenários, assim como seus empresários. Não são exemplos de nada, muito menos heróis de alguma coisa, pois o futebol é apenas um esporte.
O futebol não trás melhoria na educação para seu povo, não trás melhorias na saúde, na segurança, aliás, há muitos conflitos por causa dele e até com mortes, não trás desenvolvimento, somente favorece os times, que são empresas privadas e, portanto, os jogadores são funcionários dessas empresas.
Jogadores não são heróis de nada, em exceção alguns que ajudam muito com o muito que ganham e podem ser considerados altruístas.  Jogadores manipulam faltas, desejam se aproveitar das situações no campo, ludibriam, se queixam e não assumem as faltas que fazem, fazem cera para prejudicar o outro time e tudo isso não passa de estratégia para tentar se dar bem, não devem ser exemplos para a vida.
Enfim, não deixo de assistir, e quando tenho oportunidade, de praticar o esporte, e só. Não é uma seleção de futebol que me fará patriota e nunca serão meus heróis.



Share this


0 Comments