15 de abril de 2014

Futebol e copa do mundo, ilusões e mentiras


Quando criança tinha o sonho de ser jogador de futebol, quase todos meus amigos tinham esse sonho, mas não era pelo salário, que naquela época não era assim tão divulgado como hoje e tão extrapolado em seus valores, nós queríamos ser jogadores do nosso time do coração e jogar onde nossos ídolos jogaram e quem sabe um dia ser convocado para seleção brasileira.
Fomos crescendo e deixando este sonho de lado, mas jogando nossas peladas, campeonatos na cidade e região, mas sem a ilusão de se tornar profissional.
Hoje as crianças e adolescentes se dividem entre o futebol e outras opções para sua vida futura.
Os que sonham hoje em jogar futebol se deslumbram com as cifra$ e a ilusão de jogar na Europa, seleção brasileira vem num plano diferente.
A copa do mundo assistia com prazer, grandes times, grandes jogos, uma festa.
Hoje, adulto e na chamada meia idade, cada vez mais deixo de curtir o futebol, tornou-se algo tão grande institucionalmente que está perdendo sua essência.
Vemos hoje escândalos de todos os tipos: lavagem de dinheiro, transações milionárias, resultados fabricados, violência, sem falar nos salários anunciados, uma discrepância.
Meninos e meninas enganados, usados ( até sexualmente), com promessas que não passam de enganação.
O futebol não tem moral para ensinar nada quando um jogador só pensa em levar vantagem tentando enganar os árbitros e ainda se justifica que é a tal "malandragem do futebol", ainda comemora o gol feito com a mão, o pênalti marcado pela sua encenação. Não vejo o futebol como caminho para uma sociedade melhor.
Agora teremos a copa do mundo no Brasil, eu até vibrei quando foi anunciado nosso país como sede, porém hoje já não vibro tanto depois de tantas denúncias de supervalorização e as melhorias prometidas por causa do evento ficarem para trás.
O futebol tornou-se uma fábrica de mentiras e de dinheiro, só isso.





Share this


1 Comment
avatar

a desilusão é recíproca, mas oque incomoda é a forma mentirosa que tudo isso é transmitido ao povo e pior um povo tão necessitado de verdadeiras melhorias não de uma situação dessa que vai enriquecer poucos e nos tornará mais pobres ainda no que se diz respeito a fazer valer o compromisso sério com nosso dinheiro e com nossa cidadania.

Reply