5 de abril de 2013

Politiké


Política denominada arte da ciência da organização, direção e administração de nações ou estados. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estados chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos).
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. (fonte Wikipédia)
Muitos são os conceitos de política como meio para alcançar o efeito desejado.
Pensando assim colocamos a política no cotidiano de nossas vidas e a fazemos todo o tempo desde o momento que acordamos.
Então não ficamos presos somente à política do poder governamental e partidário, dos partidos políticos, mas ampliamos seu sentido para um âmbito mais amplo e prático e que nem percebemos e a usamos todo o tempo, tanto a nosso favor quanto a um grupo ao qual pertencemos.
Por isso é uma falácia dizermos que não gostamos de política, só com essa frase já estamos sendo políticos, o problema é que nos referimos somente aquele tipo de política partidária e governamental ao qual a maioria repudia pelas suas práticas menosprezíveis.
“O homem é um animal político” (Aristóteles), “ A política é a forma mais sublime de praticar o amor-caridade” ( papa Paulo VI).
Juntando estas duas frases conclui que estamos a todo o momento fazendo política e que se a usarmos para o bem comum poderemos tornar a vida melhor para toda a sociedade.




Share this


0 Comments