25 de fevereiro de 2013

Fé e Política


Já escrevi textos sobre o tema e hoje vou retomá-lo.
Grande parte dos cidadãos e políticos brigam por um país laico, sem interferência de denominação religiosa no poder de governar para que outras minorias não sejam desprezadas.
Concordo plenamente que não se deva fazer uso do poder político para propagar uma denominada religião ou seus dogmas em vista da liberdade religiosa que inclusive está descrita em nossa carta magna.
Porém não consigo ver política sem o olhar da fé e fé sem política, não a política partidária, mas a política social em vista dos menos favorecidos e empobrecidos pelo sistema individualista, egoísta e consumista que nossa sociedade criou.
Com certeza muitos confundem e tentam misturar as coisas, mas não é mistura e sim o olhar, como incluir a fé na política, sem ser religioso, e incluir a política na fé, sem ser partidário político.
As religiões, em sua maioria, pregam o amor, solidariedade, justiça social, acolhida etc., enquanto a política tem o dever de servir à população em todos estes itens citados dando à população escolas, tratamento de saúde digno, água para todos, moradia, trabalho, etc. A sociedade também tem seu papel nisto não se omitindo em favor de uma igualdade social em que todos os seus membros possam ter uma vida digna.
Enfim, toda a bíblia católica ou judaica, nos apresenta além da história de salvação de um povo, também a história política de um povo. Não há como separar a fé bíblica da política, pois uma leva a outra.


Share this


1 Comment
avatar

Sou evangelica protestante e sou ativista politica. Não misturo as coisas. Meu amor ao proximo não me permite ficar quieta diante de tantas injustiças sociais.

Reply