4 de outubro de 2011

A paz vende, quem está comprando?

Eu digo que a paz pode ter vários significados como: sossego, não violência, acomodação, opressão, etc. Mas como fazemos para encontrar a paz? Como chegar a um estado pleno de paz?
Num mundo capitalista e individualista em que vivemos eu digo que a paz vende, e quem está comprando? ( Alusão à música ‘Peace Sells’ do grupo Megadeth).
Porque a paz vende?
Ela é vendida, ou comprada, por certos grupos de pessoas, ou mesmo um país, para que possam desfrutar de tranquilidade, sossego, ‘ordem’, sem serem importunados.
Explico.
Um país pode comprar a paz através de pão e circo dando uma mísera ajuda para que não morram de fome, porém, com muita diversão: carnaval e futebol. Assim feito cala-se a boca e acomoda-se o povo numa situação de paz superficial e ele não mais grita por seus direitos de educação, justiça, igualdade, saúde, emprego...
Compra-se a paz através de condomínios fechados e com muita segurança esquivando-se e cobrindo os olhos para o semelhante e toda miséria que o cerca.
Vende-se a paz por um prato de comida, por um litro de bebida, por uma pedra de crack; vende-se a paz por um salário miserável, por uma aposentadoria humilhante, por uma educação ineficaz; vende-se a paz por um jogo de futebol, um campeonato ganho, por uma semana de carnaval, por bolsas e cotas.
Esta ai, a paz vende, quem está comprando?

Share this


1 Comment
avatar

Cascudo, a paz vende e muito, sim; justo entre nações, para mantê-la é necessária
a venda e compra de armas, muitas armas!!

Reply