15 de setembro de 2011

É PAZ ou SOSSEGO?

Muito se fala em paz, todos nós queremos paz e o fim da violência ou pelo menos sua diminuição significativa, mas quais as alternativas para isso acontecer? E o que queremos é paz ou sossego?
Fazem-se passeatas, símbolos com as mãos, pombinhas, bandeiras e roupas brancas, tudo muito bonito, mas o que efetivamente fazemos pela paz? Vou mais longe ainda, o que é PAZ?
Vou expor o meu pensamento e diante de minhas reflexões  cada um pode tirar suas próprias conclusões.
Para mim a paz é inatingível, é mais do que utopia, é ilusão.
Vejo as pessoas revoltadas com a violência, clamando justiça e nesse clamor acabam tornando-se alimentadoras de mais violência numa roda sem fim, num olho por olho e dente por dente, um mundo de cegos e banguelas.
Não vejo a solução para o fim, ou seja, diminuição da violência com mais violência, com polícia ou qualquer que seja a forma de repressão.
Concordo que ela inibe em certos locais ou situações, mas não acaba com a violência.
Vejo que enquanto uma criança estiver abandonada, um pai desempregado ou tentando viver com um salário miserável, com nossos idosos sem dignidade no final da vida, mulheres sendo exploradas, jovens sem perspectiva, não haverá PAZ.
Na maioria das vezes, e eu diria em quase todas elas, o que queremos é SOSSEGO, não queremos ser incomodados no nosso mundinho, não queremos ser importunados.
Enquanto houver divisão entre nós humanos seja de qualquer forma, étnica, classes sociais, religiosas nunca atingiremos a PAZ. Estaremos sempre querendo buscar soluções que não vão solucionar e muitas vezes tornam-se futuros problemas.




Share this


1 Comment
avatar

Cascudo, para haver paz, não pode haver nem religião, nação, tal qual John Lennon pregou
no clássico poema Imagine.

Reply